História do Município.2

Atualizado: 8 de nov. de 2021

Chapada Diamantina



A região da Chapada Diamantina ocupa uma grande área do interior do estado da Bahia,a principal porta de entrada para quem pretende visitar a região é a cidade de Lençóis. Cidade histórica devido á exploração de diamantes na época. Segundo historiadores, Lençóis foi descoberta no século 19 ocasionado pela exploração de diamantes na região de Mucugê. O nome da cidade se originou dos lajedos por onde passa o rio, serra abaixo. A imagem é semelhante a um lençol bordado.


A Chapada concentrava praticamente toda a produção mundial do carbonado, e foi nos arredores de Lençóis que se encontrou uma pedra de nada menos que 3 167 quilates, batizada de “Sérgio”, que até hoje é o maior diamante já visto no planeta.


Os diamantes abundavam na Chapada Diamantina em meados do século 19. Mucugê, Andaraí, Palmeiras e Lençóis eram as cidades mais recheadas e No auge do garimpo, Lençóis, notória pela qualidade, quantidade e tamanho desse recheio, tornou-se a terceira cidade mais importante da Bahia.


Falando sobre o alto do Morro do Pai Inácio, tradicional e imperdível atração, parece que a Chapada não tem fim. São mais de 1 500 km² cheios de grutas com grandes salões subterrâneos, cânions gigantes e cachoeiras das mais belas e altas do país. A região de serras é protegida ainda pelo belo Parque Nacional da Chapada Diamantina, criado em 1985, com o intuito de preservar os ecossistemas da Serra do Sincorá e conservar suas nascentes, com destaque para o principal rio baiano, o Paraguaçu. Cuidar de um patrimônio natural tão rico e grandioso quanto a Chapada Diamantina requer um esforço conjunto entre o órgão gestor da Unidade de Conservação e a sociedade, que inclui tanto a comunidade local quanto os visitantes do Parque Nacional.

Para isso, é importante que algumas ações de educação ambiental estejam sempre ocorrendo, a fim de estabelecer uma comunicação clara, objetiva e dinâmica a respeito das regras e cuidados que todos devem ter em relação à unidade, para que a ambiente seja realmente protegida. Porem o pior problema ambiental da região incêndio criminoso. Todos os anos, a região sofre com as queimadas, que devastam o Parque Nacional e outras áreas de conservação. Os incêndios afetam tanto a biodiversidade como o fluxo e qualidade da água.


 


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sejam bem vindos à raiz das histórias e sonhos de muitos jovens. Bem vindos a cidade de Andaraí! Nosso projeto fica localizado em uma cidadezinha lá no interior da Bahia, região nordeste do Brasil, e