História do Município.1

Os primeiros habitantes foram os índios Carirís, citam-se também os Maracás;

De fato, a existência de pinturas rupestres na área indica que a área era ocupada por tribos indígenas, na época várias tribos viviam no território baiano, mas nenhuma delas possuía características muito distintas. Contudo, eles tem denominações diferentes, falam línguas diferentes e possuem diversas habilidades.

Os descobridores para facilitar as coisas chamaram-nos de: Tupiniquins os que habitavam a região do Descobrimento, Tupinambás os que residiam na Bahia de Todos os Santos e se estendiam pelo litoral até as margens do São Francisco e Guerens os que dominavam a região do Tinharé, recém chegados após expulsar os Tapuias. Já em 1796, D. Rodrigo de Souza Coutinho, fazendeiro da região, registra a presença de “Quilombos”, citando os de Orobó, dos Tupins e os de Andarahy. Este quilombos foram destruídos e alguns de seus integrantes presos e devolvidos a seus donos. Podemos citar como remanescente de quilombo, a atual comunidade de Fazenda Velha, nas margens do Rio Santo Antônio. Os primeiros assentamentos surgiram nas áreas de agropecuária que atendiam às minas de Chapada Velha e Rio de Contas. Ditos Garimpeiros encontram diamantes, no Rio Cumbucas (Mucugê)

e a partir daí chegam muitos homens que se espalham pela região e logo trazem suas famílias para habitar as Lavras Diamantinas, vindas Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, entre outras províncias, a exemplo de Joaquim de Figueiredo*, citado como um dos primeiros colonos.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Onde a esperança foi plantada, onde tudo começou…

Sejam bem vindos à raiz das histórias e sonhos de muitos jovens. Bem vindos a cidade de Andaraí! Nosso projeto fica localizado em uma cidadezinha lá no interior da Bahia, região nordeste do Brasil, e