Despertando Conexões 1.



Oferecer oportunidade de transformação social por meio de esporte, cultura e educação é a missão principal do Bom de Bola, promovendo o resgate da dignidade pessoal e qualidade de vida. Neste espaço será reservado para ONG's que compartilham desse ideal e realizam importantes tarefas Brasil afora -

Vamos começar com um dos mais importantes projetos socioeducativos no microterritório (Vila Albertina, São Paulo, Caju, Barreira do Vasco e Rio de Janeiro), a partir da integração entre práticas educacionais e de assistência social:



A fundação Gol de Letra - https://www.goldeletra.org.br/

A Fundação Gol de Letra é uma ONG, criada no dia 10 de dezembro de 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo. A data, escolhida propositalmente, marca também o Dia dos Direitos Humanos. Ao longo dos anos, a Fundação aumentou o número e a abrangência de seus programas, ganhou prêmios e reconhecimentos e hoje trabalha com atendimento direto e com a gestão do conhecimento, sistematizando e disseminando suas práticas educativas.


Os programas são voltados ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens, aliados ao desenvolvimento comunitário e de suas famílias. O foco da Gol de Letra, desde que foi criada, é de desenvolver outras áreas que não são trabalhadas na escola, proporcionando novas perspectivas e visões de mundo para os educandos.


Entre as ações oferecidas nos diversos programas estão:

  1. atividades de expressão oral e escrita, cultural, artística e corporal;

  2. educação para o trabalho;

  3. modalidades esportivas, sob os princípios de Esporte Educacional (cujo foco é a ampliação e o desenvolvimento de capacidades e habilidades indispensáveis ao desenvolvimento humano).

Atualmente a Fundação Gol de Letra desenvolve práticas e saberes socioeducativos para mais de 2.100 crianças, adolescentes e jovens de 7 a 30 anos, nas cidades de Rio de Janeiro (bairro do Caju) e São Paulo (Vila Albertina),

além de trabalhar com a disseminação de suas práticas socioeducativas para outras comunidades, em parceria com organizações locais, resultando em mais 1.400 crianças e adolescentes atendidos de forma indireta.

A proposta de Educação Integral da Fundação Gol de Letra prevê uma atuação conjunta dos educadores, que lidam diretamente com os educandos, e das assistentes sociais, responsáveis pela mobilização das famílias e da comunidade.



Promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de esporte, cultura e formação para o trabalho.


EXPERIÊNCIAS DA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA

Com mais de 6 anos de disseminação já atingiu vidas de 6 estados brasileiros e com 1 experiência internacional (Guiné Bissau/África) onde surge este projeto, idealizado em parceria com duas organizações européias (Everything is Possible, da Inglaterra, e Pólgar Foudation, da Hungria) e apoio do Consulado Geral Britânico no Brasil um investimento que visa reunir e compartilhar experiências de educação não formal de jovens a partir dos legados dos Jogos Olímpicos. A iniciativa tem duração de 24 meses e proporciona a troca de experiências na Inglaterra, Brasil e Hungria.

Reconhecida pela UNESCO como instituição modelo, além de parceria com Governo do Estado de SP, o espaço utilizado durante 15 anos pela Fundação Gol de Letra se transforma em uma escola modelo integral e absorve a metodologia do programa Virando o Jogo (programa mais antigo da instituição) para capacitação dos educadores e aplicação nas aulas regulares e a criação do 1º Curso Técnico de Esporte e Atividades Físicas - ETEC, baseado na metodologia da Fundação Gol de Letra com os jovens monitores dos programas esportivos da instituição. Marca reconhecida internacionalmente Projeto Gol pela Igualdade (ano 2016) Com investimento financeiro do Cityzens Giving/Manchester City, o projeto visa contribuir para a equidade de gênero no bairro da Vila Albertina, por meio do estímulo ao protagonismo juvenil e à participação das meninas em atividades de futebol. Deixando um legado Olímpico (ano 2016) No momento em que o Brasil ganhou destaque no cenário mundial, por sediar megaeventos esportivos, a Gol de Letra preparou um plano de legado com a intenção de fortalecer o esporte como estratégia de transformação social e conquistando o 1º lugar no Prêmio Itaú-Unicef em Educação Integral Experiências / programas que viraram política pública.


https://www.goldeletra.org.br/




19 visualizações0 comentário