RENOVE AS ESPERANÇAS

Neste final de ano gostaríamos de fazer algo especial por essas crianças e adolescentes: renovar o jogo de uniformes deles. Em 2013, enviamos 150 kits com tênis, meias, calção e camisetas (veja as fotos no folder anexo). Hoje já são quase 280 matriculados em Andaraí e nos povoados do entorno. Ajude-nos, e isso também renovará a esperança deles e lhes dará a certeza de que, apesar das dificuldades que enfrentam, não estão sozinhos, pois há pessoas que se importam com eles.

 

Em outubro do ano passado Miguel e eu estivemos em Andaraí, na Bahia, para visitar o Projeto Bom de Bola, Bom na Escola. Pude conversar com vários meninos e meninas que participam das aulas de futebol, os vi na quadra, a forma como se comportam e como respeitam e ouvem o Wanderley, mais conhecido como BiroBiro.  Ouvi o testemunho da vice-diretora da escola onde a maioria deles estuda sobre como os alunos que participam do Projeto melhoraram seu comportamento e rendimento escolar. Visitei a casa de alguns deles, residências simples, sem infraestrutura. Alguns vivem com famílias estruturadas e são acompanhados por seus pais em sua vida social e escolar; outros, em famílias completamente desestruturadas com pai ou mãe alcoólatras ou ausentes.

 

A cidade não proporciona qualquer perspectiva de futuro para os garotos. Se não quiserem viver de subempregos ou da roça, terão que ir para uma cidade maior, como Feira de Santana ou Salvador. A participação no Projeto Bom de Bola, Bom na Escola é a oportunidade de diminuir a evasão escolar, transmitir valores corretos e, com o apoio da Igreja Batista da cidade, ensinar princípios bíblicos que levarão por toda a vida. Ainda que saiam de Andaraí, serão cidadãos melhores, profissionais melhores e pessoas melhores.

 

Talvez essa atitude fará com que eles possam também fazer o bem a alguém num futuro próximo.

 

Faça o melhor que puder!

Vamos renovar a esperança deles neste Natal.

 

Muito obrigado,

Carlos Alfredo de Sousa

Diretor Executivo

VOLTAR AO TOPO

Instituto Navegar para o Desenvolvimento Social, Cultural e Ambiental

CNPJ 04.764.306/0001-75